Atacama - Laguna Tebinquiche / Ojos del Salar / Laguna Cejar

Depois de uma manhã praticamente no freezer, passando pelos Geisers del Tatio, Geiser Blanco e Pueblo Machuca, tivemos uma tarde bem "verão" (thank God).

Como nosso passeio demorou mais que o previsto, tivemos pouco tempo para descansar depois do almoço em San Pedro. Mas como era só o primeiro dia nesse paraíso, estávamos muito bem dispostos. Eu já tinha esquecido as milhas que caminhei em Santiago, a bolha no pé e o cansaço do ski! rs

Sempre antes de sair do hostel perguntávamos que roupa deveríamos vestir, porque a diferença de temperatura de um lugar para o outro é imensa!

As lagunas ficam mais ou menos a 30km de San Pedro. Muito sal pelo caminho e o céu mais azul de todos!



Nossa primeira parada foi na Laguna Tebinquiche. Alguns tours terminam o dia aqui para ver o pôr-do-sol. Mas como sempre fizemos o caminho inverso.

A lagoa é bem extensa e nosso guia disse que dá pra chegar ao outro lado com a água nas canelas. A água é bem salgada e vi algumas fotos no google de partes que o chão é sal puro.




Tentativa frustrada de tirar foto pulando rs


Seguimos para os Ojos del Salar. O lugar tem esse nome porque são 2 círculos gigantes no meio do nada. Dizem que um meteoro caiu nesse local mas ninguém sabe ao certo. Água doce e bem gelada, lugar onde algumas pessoas aproveitam pra tirar o excesso de sal

Vista aérea dos Ojos del Salar


Como assim o deserto mais árido do mundo pode ter tantas lagoas e lugares assim? As lagoas são formadas pelo degelo das montanhas e pelos lençóis subterrâneos. Onde há água, há vida e toda essa água é responsável pelas paisagens lindas do Atacama.



O outro lado:

Lá longe o maior de todos... o vulcão Lincancabur. Essa nuvem era gigante! Sempre que eu me admirava com qualquer coisa na paisagem (mesmo uma nuvem) o Pablo dizia "esse é o meu escritório".

Juro que estando num lugar assim não dá a mínima vontade de voltar à rotina de casa / escritório / casa / escritório. Dá um frio na espinha. Dá uma vontade louca de largar tudo, colocar uma mochila nas costas e sair mundão a fora!


Última parada: Laguna Cejar. Ficamos lá até o anoitecer pra ver o pôr-do-sol. Essa lagoa é tão salgada que as pessoas não afundam, assim como nas águas do Mar Morto. Prometo que na próxima vez que eu for ao Atacama eu entro em todas as águas possíveis! :)








Ali do outro lado é a parte mais funda onde o pessoal aproveita pra dar uma 'boiadinha' rs









O sol foi baixando e o lugar foi ficando mais bonito. Terminamos o dia tomando Pisco (a 'caipirinha chilena').


A foto oficial do pedido! Não podíamos ter escolhido momento melhor 







E assim terminou o segundo dia no 'escritório do Pablo'. *invejinha*

Escrever esses posts agora depois de 3 meses dá muita saudade!!! Se eu pudesse voltar lá, voltaria no verão só pra ver todos esses lugares com novas cores. Quando converso com quem já foi, é unânime: "o Atacama é incrível". 

Pra mim é incrível e surreal! 


.......................................

Acompanhem os posts do Atacama:

Dia 1
✈ Atacama - Valle de la Luna .pt1
 Atacama - Valle de la Luna .pt2

Dia 2
✈ Atacama - Geisers del Tatio
 Atacama - Geiser Blanco
 Atacama - Pueblo Machuca

2 comentários

  1. Olá.

    Em quantos dias você fez sua viagem? Foi no mês de Junho? Queria um resumão de roteiro. Farei esse mesmo roteiro em Setembro. Me ajuda?

    ResponderExcluir
  2. Lindo demais! E o pedido nessa paisagem deve ter sido incrível!!! Da-lhe Maurício !!! Kkkkk

    ResponderExcluir