Luxemburgo: Cidade alta

Luxemburgo fica entre a Bélgica, a França e a Alemanha. Um país pequeno e muito rico com aproximadamente 500 mil habitantes. Têm três línguas oficiais: luxemburguês, francês e alemão, mas como quase 10% da população é portuguesa, temos que tomar cuidado ao falar alto na rua porque alguém pode entender! (eu sempre esquecia hehe) :D

Alguns vizinhos tentaram roubar Luxemburgo pra si, tanto que a Bélgica tomou um tantão, mais da metade! Luxa (sim, sou íntima! rs) foi invadido nas duas guerras mundiais e apesar de muita gente nem saber onde fica, é um dos países que fundou a União Européia. Os caras não são fracos não... então bora ver mais um pouquinho de lá :)

Começamos o passeio pela parte alta da cidade. Passamos por alguns lugares históricos começando pela Praça Guillaume II, onde fica a prefeitura e a câmara.



Passando pelo Palácio Grão-Ducal (Palais Grand Ducal), a residência oficial do Duque. Coisa chique né? Luxemburgo tem Duque! Na verdade o nome oficial do país é Grão-Ducado de Luxemburgo :)

Esse lugar já foi tomado pelos nazistas, quase totalmente destruído na guerra mas foi tudo restaurado e infelizmente não é aberto ao público. Se fosse minha casa eu também deixaria os pobres pra fora! haha #bichamá






Passamos pela Praça Clairefontaine que tem a escultura da Duquesa Charlotte.





E a galera se preparando pro natal, olha que árvore linda!!! :)


Na segunda foto, a Catedral Notre-Dame :)

Essa é a Gelle Fra (Golden Lady), um monumento memorial à todos que se voluntariaram para o serviço das forças armadas na Primeira Guerra Mundial. Tem 21 metros de altura e em bronze a "deusa da vitória" segurando uma coroa de louros. Bem linda!



A Merys me mostrando os lugares :)
Nota mental: ficar longe dos latões de lixo porque estragam a foto pra sempre!

Essa é a vista linda que temos desse ponto. Vou mostrar algumas fotos da parte baixa da cidade no próximo e no último post.



A Ponte Adolph, cartão-postal da cidade, estava em reforma! Isso é que é sorte.. rsrs

Lá também tem o Christmas Market, que aconteceu logo depois que fomos embora! Ai que raiva! hehe




Paramos nesse ponto da Catedral pra fotografar. Tava tudo tão lindo no final do dia, parecia uma cena de filme!!! Menos, é claro, minha cara de acabada.






Pronto! Não passou nem um dia e eu já amei Luxemburgo! 

Esse post vai especialmente pra Mari e pro Lu, que tiveram a honra de viver nesse lugar lindo e agora estão voltando pra nossa terrinha! :)

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 
Acompanhe todos os posts da viagem: 


Dia 1

Dia 2

Dia 3

Dia 4

Dia 5

Um comentário

  1. Que lugar rico gente!!! Tanto detalhe que quase me perdi.
    Essas fotos do final de tarde ficaram ESPETACULARES!!!

    ResponderExcluir