Atacama - Geisers del Tatio

Geisers, banhos termais, vapor, frio e altitude definem o tour aos Geisers del Tatio.


Dizem que é o tour que exige mais. Além da altitude, a temperatura é muito baixa já que pra ver os geisers é preciso chegar lá às 6 da manhã aproximadamente. Nada de ir dormir muito tarde, nada de bebidas alcoólicas no jantar ou comer comidas pesadas, e sim, vista todas as roupas que você tem na mala!

Saímos mais ou menos às 4 da madrugada pra irmos ao campo geotérmico que fica a 90km de San Pedro e aproveitei a ida pra dormir mais um pouco. Por causa da altitude muita gente passa mal ou sente dor de cabeça, mas pra mim foi de buenas. Gostoso mesmo foi descer da van e sentir os ossos trincando naquele frio. Diliça!

Entramos nesse espaço para nos abrigar e tomar café da manhã. Com certeza foi o dia que passamos mais frio em toda a viagem. A temperatura pode chegar facilmente abaixo dos 10 negativos. Não sei quantos graus estava fazendo porque eu não tinha coragem de me mexer e muito menos ir lá fora ver o termômetro kkkk mas creio que tava uns -8!



Fomos a última van a sair. Isso me deixou frustrada pois o dia estava amanhecendo e eu sabia que poderia perder toda aquela visão dos geiseres em atividade (claro porque eu pesquisei tudo no google e fui preparada pra ver isso aqui) hehe

Realmente, quando chegamos lá quase não havia vapor, não tanto quanto todas as fotos que já vi de lá. Mas pelo horário era pra termos visto muito mais, então vou ficar na dúvida se perdemos o vapor porque chegamos tarde ou porque sei lá aquele dia eles estavam assim um pouco sem graça mesmo.


O campo geotérmico foi criado pelo vulcão Tatio e é considerado patrimônio arqueológico. Lençóis subterrâneaos entram em contato com as rochas quentes e pffff.. explosões de vapor pelas fendas do solo! rs


De qualquer forma, mesmo não tendo visto a explosão de vapor que pode chegar até 10m de altura, curti muito o passeio e a frustração foi embora. O Pablo (guia) explicou várias coisas pra gente, foi mostrando vários detalhes sem aquela pressa pra ir embora. Isso contou demais!



Estávamos a 4.200 metros num frio lascado, todo movimento era friamente calculado. O vento cortava a alma mas estar lá vivendo tudo isso era incrível demais pra achar qualquer coisa ruim ;)

O campo é todo sinalizado com áreas que podemos ir ou não, isso dá muita segurança (ao contrário do geiser que vimos na Bolivia).



Essa é uma piscina térmica onde a galera entra e toma banho. O legal é que lá tem vestiário pro pessoal se trocar, etc. Ninguém do nosso grupo foi doido o suficiente pra entrar. Primeiro por causa do frio e segundo que esse "Piscinão de Ramos Atacamenho" fede. Ficar o resto da manhã grudento por causa dessa água fedida não vale a pena rs


Esse era o único geiser mais animadinho.. hehehe


Esse geiser borbulhava. Nosso guia contou que algumas pessoas precisam 'ver para crer', elas simplesmente não entendem que podem morrer se não seguir as regras. Como aconteceu com um cara que chegou muito próximo para fotografar esse geiser, escorregou e teve um ataque cardíaco pelo trauma das queimaduras de terceiro grau. Bem 'bacana' né? Fazer estupidez num lugar onde qualquer tipo de ajuda vai demorar HORAS pra chegar é burrice. Esses geiseres chegam a 80 graus!


Lindo de ver o dia amanhecendo... o sol colorindo tudo mais uma vez e toda essa paisagem cinza ganhando vida.











Olha aí o geiser vaporento do início! Nenhum vaporzinho pra contar história...


Saímos daí e fomos para o Geiser Blanco, um lugar mais tranquilo e reservado pro pessoal entrar numa piscina térmica e depois passamos pelo Pueblo Machuca que é um povoado onde a galera faz uma parada pra comer empanadas e espetinho de carne de lhama. Mas isso fica para o próximo post ;)


xoxo
té mais ver ;) 

.......................................

Acompanhem os posts do Atacama:

✈ Atacama - Valle de la Luna .pt1

 Atacama - Valle de la Luna .pt2

2 comentários